"A sociedade vive num sistema hipócrita."


“Enquanto as pessoas estiverem satisfeitas com sua condição, não contestarão nenhum sistema de governo vigente, seja ele monárquico, ditatorial ou democrático. Enquanto vigorar a sensação de felicidade, até mesmo o governo mais injusto e corrupto conseguirá se perpetuar no poder.


Confesso que eu fico triste quando noto um jovem falando "não vou protestar porque é dever do estado resolver isso" ... ok ok, é dever do estado, é dever da prefeitura e por aí vai, mas nós temos o dever e direito de protestar, é nossa forma de "conversar" com quem não nota as necessidades básicas da população.

Se não quer ajudar, não fala que é perder tempo, porque pra falar algo assim você não deve ter lido sobre as grandes mudanças realizadas por Mahatma Gandhi, Nero, Tiradentes, os iluministas, etc.

Vamos à resposta da pessoa em questão “Não é querendo ser crítica. Mas... Fazendo protestos, usando roupa preta algum desse tipo. Não vai fazer com que a situação do hospital melhore. Quem tem a OBRIGAÇÃO de melhorar são os órgãos públicos, a GOVERNADORA que elegeram essa sim que pode melhorar. E o PREFEITO que pode fazer algum esforço cabe só a eles. E a gente só os lamentos infelizmente não podemos fazer absolutamente NADA!

Agora analise o pensamento desse “ser” humano que pensa sobre a palavra “dever”.

Significado: Dever
[Do lat. debere.]
Verbo transitivo direto.
1.Ter obrigação de:
O estudante deve estudar.

2.Ter de pagar; estar na obrigação de restituir:
Não posso viajar porque devo muito dinheiro.

3.Ter de; precisar:
Devo partir dentro em pouco.
Fonte: Aurélio

Não é porque é dever ou obrigação que será feito, se todo dever fosse cumprido ... não precisaríamos de juízes (porque é dever da população seguir as leis), policiais (porque é dever da população seguir as normas de trânsito, entre outras), babá (porque é dever dos pais cuidar dos filhos e não de segundas pessoas), etc. O sistema é completamente falho pra que as pessoas fiquem esperando. E esse é o problema, você que me deu a resposta está esperando. E se todo mundo pensasse como você? Você acredita que se resolve as coisas esperando?

Esperar de braços cruzados é simples acreditando que as coisas são simplificadas a “político tem obrigação”.

Você, cidadão que proferiu aquelas palavras no ask provavelmente sabe que ocorrem desvios de verba, mas ainda assim faltam coisas básicas. Eu também faço a suposição de que você saiba a importância da UTI e que o Hospital de Natal não está numa boa situação também pra suportar a demanda da região, assim como o hospital de Caicó (Hospital Padre João Maria) não pode tomar conta de todo o Seridó. Mais um pequeno detalhe, se você não percebeu só existe um hospital na cidade de Currais Novos e se ele está em decadência ... as pessoas que não possuem plano de saúde e e nem dinheiro pra pagar numa consulta ... onde essas pessoas serão auxiliadas, atendidas e medicadas num caso de urgência? Falta médico, falta tudo e quem não tem nada vai ficar a mercê de esperar a resposta de um farmacêutico ou um enfermeiro? Como disse o ex diretor do HRCN/Mariano Correia: A falta de profissionais já se tornou corriqueiro pela população que apenas escuta: – Estamos sem médico. E cabisbaixos, saem à procura de uma clínica privada, que por sinal andam abarrotadas de clientes. Para os desafortunados, a procura de auxílio com um balconista de farmácia é a única solução.  e você prefere ficar com a “bunda na cadeira” no facebook sabendo que quem cala consente, eu realmente me sinto triste, indignada e estarrecida com a sua falta de sensibilidade diante dessa situação. Acho que você não tem a mínima noção do que é saúde.

Torna-se algo completamente fora de cogitação criar suposições, e mais além, sugerir que nada vai mudar e por isso devemos suspender a única forma que temos de lutar (uma das ferramentas – das poucas – pra brigar contra esse sistema) porque as urnas nos foram adversas, ou porque a nossa força parece mínima ou limitada. É descabida a hipótese de que tudo pelo que lutamos, nossas estimas, alvitradas, conceitos devam ser arquivados no armário das conveniências pessoais (não devemos nos conformar) e só levantar a “bunda da cadeira” quando precisarmos (quando as coisas estiverem totalmente perdidas). Não é um momento pra continuar esperando “NADA”. Tenho a certeza de que uma conversa silenciosa através de um protesto é uma forma educada de falar sobre a deselegância no tratamento das necessidades básicas como saúde, resultantes de uma péssima administração.

Para mim, tua resposta foi apenas a de alguém medicado na situação de humano contemporâneo e arraigado de partidarismo barato, e que não percebe a situação da inércia e a incúria com que é tratado o sofrimento dessa maioria de brasileiros, pobre e desassistida; como num círculo de ferro, pobreza e ignorância constituem barreiras para a evolução política do país.
“Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

I'm miss your touch - Emily Browning

A vergonha

Indignada...