"A vida vai ficando cada vez mais dura perto do topo."

“O homem é definido como um ser que evolui, como o animal é imaturo por excelência.


Aos poucos, tudo aquilo que possuímos atrelado a nossa vida, provavelmente apresentam um lado amargo para depois surgir o leve sabor doce. É o abdicar, o perder uma liberdade, e depois obter a glória, o sucesso. É como possuir a dureza e aspereza de uma pedra bruta, para que após o lento processo de lapidar, torna-se bela e caríssima peça de desejo.

O limitar-se, pra ganhar liberdade: Parece um paradoxo, mas a conflagração da consciência bem o sabe, toda renúncia tem um motivo por trás. Porque a tal liberdade é uma imposição de limite novo. É um rearranjar, inovando os pontos velhos, talvez expandidos, ou extrapolados involuntariamente.

A grande questão é que tudo aquilo que o homem, como ser racional, conseguiu pra si, precisou de consternações; sejam mentais, ou físicas. É preciso se reinventar a cada passo, voltar até alguns pra recomeçar. Porque a vida é um quebra-cabeça involuntário. Que seja por uma migalha de mudança, ou que a mudança seja a migalha de razão aparentemente caríssima e voluptuosa, mas sem resultados para a alma de quem buscou respostas.

A liberdade mistura-se com a vaidade do homem. E isso é o que impede o crescimento. Porque a vaidade cega o homem pro simples, para aquilo que está a altura dos olhos. Desfaz os limites, desalinha o caráter por modificar os limites antes que a formação e bases novas estejam completas. Isso faz com que o homem se despeça de si antes mesmo de saber qual o ponto novo, apenas enxergando a virtude da liberdade, e esquecendo a razão do novo limite, o perigo do próximo passo, o trabalho da compreensão, a moral para chegar a nova excelência e poder mais uma vez mudar.


Por isso o amargo, por isso o doce. E talvez por essas mesmas razões ... A beleza de viver. 

“A grandeza do homem consiste em que ele é uma ponte e não um fim.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

I'm miss your touch - Emily Browning

A vergonha

Indignada...