"Chegaste, enfim! Milagre de endoidar! Viu-se nessa hora o que não pode ser."


“A vida é sempre a mesma para todos: rede de ilusões e desenganos. O quadro é único, a moldura é que é diferente.


Eu costumo pensar que, a tendência das coisas só piora quando a gente acredita que já aprendeu aquilo que na realidade sabemos que existe, mas não compreendemos de fato. É como ler um capítulo de um livro e ainda assim no final ter apenas algo vago na memória. E pra que estou falando isso agora? Justo que me façam essa perguntar.

Era julho, estava no fim do mês, e eu tinha juntado um bom dinheiro. Estava querendo tirar um tempo pra viajar. No inicio do mês recebi uma carta da Marry avisando que eu iria embarcar com ela num navio, e que daríamos uma volta por aí (ela nunca específica nada, eis o grande problema). Ela tinha na mente a ideia de conseguir que eu trabalhasse durante esse tempo, e que ainda assim, nós dois pudéssemos desfrutar de uma bela viajem cruzando os mares, e voltasse com a grana suficiente pra realizar o grande plano (eu não fazia ideia do que ela estava a martelar na cabeça). Ela apenas me explicou que tinha uma casinha no sul do país e que ao final da viajem teríamos todo o tempo do mundo pra ficarmos a sós, sem nenhuma confusão (vocês acham mesmo que alguém no mundo acreditaria? Normalmente não, mas sempre existe um tapado como eu pra cair nessas coisas). Eu ainda não sabia, mas na casa estava esperando um rapaz chamado Rian, um velho “colega” de escola, e era um cara complicado – nem ela sabia o quanto ele era louco.

Ela aguardava a possibilidade da saída no fim do mês. Minha tia estava concordando com a viajem, ela só não sabia quem iria comigo, então acreditava que aquilo tudo me faria bem, eu tinha trabalhado arduamente, e seria uma recompensa. Ela não falou absolutamente nada contra, nem mencionou nada sobre o fato de eu ter que pegar uma carona na ladeira principal da rua. Tudo o que ela esperava é que eu voltasse com a mente calma. Dessa forma, pela manhã do dia 28 de julho, deixando minha cama vazia de meu corpo, dobrando pela ultima vez meus lençóis, coloquei o casaco e parti com a bolsa em rumo ao desconfortável desconhecido, com apenas uma quantia pequena no bolso de reserva.

Consegui a carona com um senhor já idoso, tinha uma aparência de 74 anos, e dirigia mal. Durante o caminho perdi as contas dos trancos entre freadas e arrancadas do carro tão antigo quanto o dono. Eu deveria estar no mínimo apreensivo e inquieto – afinal eu estava sentado no banco de um carro de um desconhecido, indo pra um navio com uma louca, ciente de que ela era perigosa – mas o percurso era tão complexo até chegar no fim que no inicio mesmo meus pensamentos se embaralhavam e não dava tempo de sentir absolutamente nada.

Chegando próximo ao embarque agradeci ao senhor que apenas sorriu, ele pensou que eu estava agradecendo a ele, mas na realidade era um agradecimento de alívio. Infelizmente.

Percorri o caminho até encontrar de vista a Marry. Fiquei em silêncio por alguns minutos observando. Ela notou e finalmente veio em minha direção:

- Demorou ein.

Ainda olhando fixamente pra ela, com um tom de vergonha respondi:

- Um pouco.

Ela riu (da minha cara mesmo) delicadamente (ela não era delicada, nunca foi, não me perguntem quantas personalidades essa mulher tinha).

- Se solta um pouco, desse jeito vou achar que você nunca vai se acostumar com a minha presença sem alguns goles de álcool. Estou tentando seguir as suas regras também, mas desse jeito será pelas minhas.
- Isso seria ruim? Eu acredito na possibilidade de um privilégio.
- É, quem sabe – disse ela.

Olhamos para o outro lado do céu, o sol já estava bem acima da altura do mar, indicando que estava quase na hora de entrar no navio.

- Eu sinto que daqui pra frente as coisas tomarão um rumo diferente. Não é por querer, acho que deve ser receio do que eu apenas sei que existe, mas não sei exatamente o que é.
- Entendo Alfonso, ainda tem tempo pra desistir.

Eu suspirei tentando acreditar na possibilidade de desistir, mas mesmo  assim algo mais forte me dizia que eu já tinha tomado uma decisão.

- Eu não volto atrás em escolhas, vou até o fim. Mesmo que isso seja ruim.
- Nem sempre o que parece ruim é exatamente ruim. Sempre vai haver um momento desagradável, mas com certeza um momento perfeito superior. Basicamente a sua escolha feita e sem volta não tem sentido, mas haverá mais tarde uma explicação pra tudo isso. Só não gosto da sua possibilidade do “se”.
- Quem criou essa possibilidade foi você.
- Não, quem cria não é quem menciona, mas quem a toma pra si e a torna verdadeira!
- Claro, então eu devo pensar mais sobre o “se” que eu inventei?!

Ela abriu um daqueles sorrisos afetados e dissimulados que nunca pareciam fazer sentido e empurrou meu braço dando um beijo na minha bochecha. Senti meu músculo contrair-se. Entramos no navio, e ficamos dividindo um dos quartos. Não era grande coisa, mas era o suficiente pra o que vinha pela frente.
“A ironia é a expressão mais perfeita do pensamento.

"Como um leve papel solto à mercê do vento e evola-se, 
Cinza de um corpo esvaído de qualquer sentido 
Acordo, e o poema-miragem se desfaz 
Desconstruído como se nunca houvera sido."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

I'm miss your touch - Emily Browning

A vergonha

Indignada...