"Quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o que... não sei onde... para resgatar alguma coisa que nem sei o que é e nem onde perdi..."



“Passei por ti sem que te visse
Vi-te depois de ti não ver
O lembrar traz à superfície
O que o olhar deixa perder



Hoje, como muitos outros dias quando levantei não olhei o dia que marcava o calendário, apenas olhei a hora e o whatsapp. Não avistei que exatamente hoje demarcava 05 de outubro. E comecei o meu dia normalmente, fazendo tudo aquilo que apetece aos meus horários e obrigações.

Após o horário do almoço, normalmente teria um tempo de olhar o email e responder as solicitações. E assim o fiz. Não questionei muito os meus hábitos rotineiros ou meu sono anormal, também não questionei meu cansaço.

Liguei para o meu pai (eu nunca ligo para ele, mas hoje, liguei) e ouvi a minha mãe chorando. Então indaguei, “pai, qual o motivo de mainha estar chorando?”, e ele prontamente me respondeu: “por causa de Tia Neta”. Naturalmente ela não quis deixar indícios de que eram 05 de outubro, e ele também não se atreveu a dizer.

Até aí eu ainda não tinha percebido nada, não tinha sequer pegado no ar o quão sério era aquele dia. Eu não havia ligado o meu pensamento com o calendário, apenas sabia que era segunda feira. Até que liguei o notebook e observei. Pois é, faz exatamente 1 ano. E continua sendo muito estranho a vida assim, sem ela. O dia mais complicado de muitos da minha vida. O dia em que ouvi “sua tia faleceu” e não acreditei. Acho que no fundo, não consigo acreditar até hoje (é como se ela estivesse viva, e em todos os momentos com a gente – mas não, ela já não aparece nas fotos).

Acho que talvez tenha um pouco desta saudade explícitas em alguns momentos, como no sábado e no domingo em que me questionei tão severamente, assim como muitas vezes falei “se existe essa tal de vidas passadas, eu acho que fui filha de tia neta”, ou como questionei porque ela não era madrinha, mas sempre falava, é minha segunda mãe, e ela afirmava “é minha filha, Joardaci deu ela para mim”.


Então, hoje, eu sinto saudade, mas não aquela saudade dolorida, mas uma saudade imensa de não ter mais. E tenho certeza, que ela será sempre parte da minha história, e uma das pessoas mais importantes da minha vida. Porque assim que são as pessoas que são bonitas, elas deixam flores na nossa vida para que a gente sinta o aroma e lembre, mesmo quando não estiverem mais presentes. E assim é a Tia Neta. A tia de todo mundo. A pessoa do coração mais bonito do mundo. 


“E isto lembra uma tristeza
E lembrança é que entristece
Dou à saudade riqueza
Da emoção que a hora tece”
“Mas, em verdade, o que chora
Na minha amarga ansiedade
Mais alto que a nuvem mora
Está para além da saudade”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

I'm miss your touch - Emily Browning

A vergonha

Indignada...