"É difícil viver as verdades do mundo quando o seu coração não se sente a vontade"

Eu precisei colocar aqui alguns trechos descritos por Tico Santa Cruz. Primeiramente por me identificar com o que ele tentou passar, por talvez ter derramado algumas lágrimas e também passar por algumas coisas similares. Não só em relação a perder alguém, mas principalmente pelo que os retrocessos em geral causam àqueles com alma mais sensível. 



Vejamos: 
"E as pessoas continuam achando que as questões materiais de fato sejam o suficiente para tapar os rombos na alma."

As pessoas por algum motivo acham que a felicidade pode ser resumida com uma aparência, com um status, com um carro, entre outras coisas. Não, isso é superficialidade. É indiscutivelmente uma demonstração de como os seres humanos são egoístas e medíocres. Diferente do que a escritora Eliane Brum disse em um de seus textos, as pessoas não buscam a felicidade, mas buscam demonstrar-se felizes por ter a mania de comparar a própria felicidade com a dos outros. 

Segunda citação que me fez refletir: 
"A segunda razão que leva alguém a decidir pegar seu caminho para longe daqui por conta própria é o desespero. É perceber que por mais esforços que você faça, nada supra os anseios alheios e aqueles que sua alma clama."

Não sei vocês, eu posso falar por mim apenas, mas é frustrante ver a mania de superficialidade que as coisas tomaram/tomam, e por mais que você explique ou grite que não é o correto, parece que não adianta. E então te fazem parecer alguém de outro mundo. E tudo o que você quer é que as pessoas percebam quão incrível e quanto existe numa segunda pessoa. 

Outra parte do texto interessante: 
"Há muita falsidade, muita mentira, muita intriga, muitos elementos que não ficam expostos. Entre a sombra e a luz, nós vamos andando e lidando com todo tipo de energia."

Isso está presente na vida de cada um de nós. Sabemos que as pessoas agem assim. Usam dos artifícios da necessidade até os artifícios da maldade. E advinha quem acaba sofrendo? Como o próprio Tico disse no texto, dizendo que são os mais sensíveis:
"A sensibilidade de alguns é muito mais forte do que se imagina quando se vê a imagem com cara de malvado e com uma atitude de enfrentamento. Doer a dor dos outros. Das desigualdades, das guerras, das perdas, das pessoas que nem conhecemos ou tão pouco precisaríamos nos preocupar."

E como ele mesmo disse, "Tem dias que realmente você não tem vontade de sair da cama. Sensação de cansaço, de que esse mundo é uma merda, de que grande parte da humanidade é cruel e de que não há nada concreto que possamos fazer para mudar isso. Então você lembra que não está sozinho e tenta tirar forças para que esse sentimento profundo de tristeza não te afunde mais." Pois é isso mesmo, saber que tem alguém do lado é sempre a nossa fortaleza. 

Eu tenho pessoas ao meu lado que sofrem, e eu posso até dizer que sofri junto com todos eles, e eu jamais sairia do lado, como nunca saí. E se faço isso não é por pena, é por também ter o coração dolorido, por isso tenho plena certeza que eles possuem dores talvez diferentes, mas que com toda a certeza do mundo é grande, quem dirá maior, tanto quanto a minha. E como o Tico falou: "Muito fácil falar quando não é sua alma que está sangrando. Porque a sua vida, seja ela como for, tem razões para seguir. Nem todo dinheiro, fama, ou seja lá o que faz as pessoas condicionar a felicidade esteja atrelada a algo material que possa suprir o que cada pessoa tenha como emoção e razão dentro de si."

E ainda deixando um trecho que me fez observar pela primeira vez uma outra visualização da tal "covardia" que outrora critiquei. Eu percebi de uma forma diferente que meus valores estavam errados. 
"Quem sofre na alma, às vezes pode acionar a saída de emergência. E por mais egoísta que isso possa soar, julgar e condenar, não me parece uma atitude de quem se sente superior a ponto de estar em condições de dar o veredicto final. Não existe volta. Todos nós temos momentos de dor, alguns sentem mais. "

Bom, no mais só tenho a dizer que posso até ser suspeita pra falar dele e usar um texto criado pelo mesmo, mas particularmente, ele é entre tantos, um exemplo. A mídia transforma, as pessoas não entendem, mas não tem problema ... meu respeito, carinho de fã (também) e como simples admiradora do trabalho apenas aumentaram. 


Comentários

  1. Um desabafo, tanto dele como seu. Eu acho que só a pessoa sabe o que passa na vida, para as outras cabem apenas o estúpido julgamento, infelizmente. Um abraço! Já estou acompanhando seu blog!

    Rodolfo Soares
    Um guarda-livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Acho que me vi na pele dele, na pele de quem eu convivi. É complexo.

      Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

I'm miss your touch - Emily Browning

A vergonha

Indignada...