Bêbados de ilusão


"Olha, eu estou te escrevendo só pra dizer que se você tivesse telefonado hoje eu ia dizer tanta, mas tanta coisa." (Caio Fernando Abreu)
Procurando entender o que me aflige agora, que está incomodando toda a minha concentração e perspectiva de que um dia as pessoas vão estar mais sóbrias do que realmente vale a pena. 
Parece que por mais que a gente encontre milhões de palavras fortes pra jogar fora tudo o que arranha por dentro, sempre sobra algo que fica guardado. E é isso que fica guardado que aumenta, multiplica, e gera todo o alvoroço que recomeça outra vez a incomodar quando você pensa que tudo vai ficar calmo. Pior quando além do que a gente já carrega de sobras por dentro, acresce com os acontecimentos de fora do nosso interior. É quase pedir pra explodir. 
Posso desabafar? Eu comecei a minha noite um tanto quanto calma, com minhas ideias fixas. Porém, na metade da noite eu me vi irritada pelas histórias doutros. É interessante como o que acontece ao nosso redor se torna parte da gente. As emoções se embalam, ficam juntas, e depois de um tempo já não dá pra saber o que é de quem, e o que é nosso. É claro que eu sei que existem coisas só nossas. Mas falo daquelas emoções que quem está ao nosso lado deixa ultrapassar o limite do eu, e transforma em “nosso”. 

Pois é, é nesse ponto que eu quero tocar! Eu estou irritada, chateada, ofendida (mesmo não sendo comigo), estou decepcionada. Enfim, eu queria muito não me importar, mas não consigo me aquietar. Esse tal de amor adora aprontar as suas confusões, e as pessoas se deixam levar pelas ilusões. Será que dá pra ficar sóbrio? Será que vocês podem deixar a realidade não parecer ser tão ruim? Porque ela não é. É esse ponto de vista de miopia de vocês que fazem da realidade o monstro que ataca o mundo dos sonhos de algodão doce. Seria bom se não engordasse (metaforazinha pra esclarecer). 

"É preciso estar distraído e não esperando absolutamente nada. Não há nada a ser esperado. Nem desesperado." (Caio Fernando Abreu)
Pensa comigo, as pessoas reclamam tanto da realidade, falam que ela é isso e aquilo. Mas o problema não é a realidade, o problema é que as pessoas esquecem-se de viver a própria vida, ficam nessa de imitar macaco, porém pulando de sonho em sonho. Ficam demasiadamente perdidos nos sonhos e não param pra notar quais os resultados dos sonhos no mundo real. Quando percebem que o sonho faz parte da realidade, e que, enquanto é apenas uma ilusão do mundo imaginário de bob, é ótimo. Porém, depois que causam estrago no mundo real, e o dito cujo resolve acordar pra vida, e percebe o quanto difícil vai ser estar na realidade por completo (por estar desacostumado), reclama que a realidade é ruim. É como alguém que não gosta de ler, tem preguiça. Não sabe o quão bom é ficar perdido no meio das palavras. 

Ahh façam-me o favor, na próxima vez que tudo der errado, e vocês ficarem nessa de sofrimento por escolher o sonho a realidade, não venham chorar nos meus pés. Nem venham reclamar. Porque eu estou de férias. Não tenho a cura pra doença das ilusões das quais vocês foram os responsáveis por criar. 

"Dizem que a gente tem o que precisa. Não o que a gente quer. Tudo bem. Eu não preciso de muito. Eu não quero muito. Eu quero mais. Mais paz." (Caio Fernando Abreu)

Estou cansada de vocês viverem se embebedando de ilusão e sonhos, depois ficarem de ressaca me contando que estão sofrendo e que a vida é difícil. Engano de vocês. De nada adianta sonhar e se iludir, se a vida tem muito mais a oferecer do que uma possibilidade. Então, se livrem desse vício da ilusão. A realidade é maior do que vocês imaginam. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

I'm miss your touch - Emily Browning

A vergonha

Indignada...